quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Arte de falar em público


Você foi escolhido!
Você foi chamado!
Sente-se preparado?
Não? E por isso vai desistir?
Se você foi convidado, não corra!
Diga: "Sim, com certeza! Pode contar comigo!"

Antes de se apresentar, você tem que prestar atenção em algumas técnicas de apresentação de trabalho muito importantes.

  • Prepare-se antes de falar. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição.
  • Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo.
  • A naturalidade é a melhor regra da boa comunicação. Apresentando-se com naturalidade, irá se sentir seguro e confiante e suas apresentações serão mais eficientes.
  • Não confie na memória, leve um roteiro como apoio. Use um roteiro com as principais etapas da exposição e frases que contenham ideias completas. Assim, diante da plateia, leia a frase e a seguir comente a informação, ampliando, criticando, comparando discutindo, até que essa parte da mensagem se esgote.
  • Uselinguagem correta. Mesmo que você tenha uma boa formação intelectual, sempre valerá a pena fazer uma revisão gramatical, principalmente quanto à conjugação verbal e às concordâncias.
  • Saiba quem serão seus ouvintes. Cada público possui características e expectativas próprias e que precisam ser consideradas em uma apresentação. Procure saber qual é o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes.
  • Tenha começo, meio e fim. Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou.
  • Esteja atento ao tempo. Quando estiver se preparando para falar, ensaie e marque quanto tempo gastará a sua apresentação.
  • Tenha uma postura correta. Evite excessos, os gestos devem acompanhar o que se está expondo.
  • Esteja atento ao interesse das pessoas. O corpo fala mais que as palavras. Os gestos e a postura da assembleia dão dicas se o que se está sendo dito está interessante ou não. Esteja atento para usar alguns recursos que prendam a atenção do ouvinte.
  • Seja bem-humorado. Um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. dê a sua mensagem de forma segura, porém, demonstrando estar feliz de dizê-la. "A boca fala do que o coração está cheio."
  • Use recursos variados que chamem a atenção do ouvinte. se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes irão se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas comm o auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido.
  • Fale com emoção. Fale com emoção. Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se nós não demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que estamos abordando, como é que poderemos pretender que os ouvintes se interessem pela mensagem?
Enfim: você faz o seu show! Capriche, então!

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