quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Como conservar seus livros

Vi estas dicas no blog etc... da Letícia Nogueira e achei muito boas para conservar os seus livros.

01. Limpá-los regularmente (sem panos úmidos ou produtos de limpeza - um pano seco na capa e se estiver muito sujo, use um pincel para limpar as páginas. Acredite, isso prolonga em muitos anos a vida de um livro).

02. Guardá-los em local seco, sem umidade, de preferência deixando que eles “respirem”.

03. Não rabiscar (e se for o caso, usar lápis 6B, mais macio e não marca).

04. Não guardar coisas no meio do livro: marca páginas, plantas (flores é costume para muitas meninas), embalagens etc.

05. Não se apoiar no livro durante a leitura.

06. Não abri-lo demais - isso prejudica as costuras que ligam as páginas.

07. Nunca, jamais usar durex ou cola branca - elas contém produtos químicos que mancham as páginas irreversivelmente.

08. Se for colocá-los em pilhas, não as faça muito grandes, o peso prejudica a estrutura do livro.

09. Não dobrar as páginas ou fazer ‘orelhas’.

10. Não comer ou beber sobre o livro.

11. Baús não são recomendados, eles são escuros e úmidos, não tem como respirar em um lugar assim, não é mesmo?

12. Não usar clipes - o metal enferruja, mancha e torna as folhas quebradiças nos locais de exposição.

Cuidar de um livro não é deixá-lo em uma vitrine, intacto, ele certamente terá sinais de uso com o tempo, mas cuidar de um livro prolonga a vida dele em muito anos, e é isso que interessa.

4 comentários:

Habbo disse...

Adorei esses essas dicas.Acho que posso adotá-las aqui em casa

inside me disse...

professora é a lídia do são francisco suas dicas são muito boas vai lá no meu. o meu é assim blogdallili.blogspot.com

Unknown disse...

Fessora sou eu Ivan da t 50 e vou fazer essses trecos que ajuda a conservar os livros

Tuzinho-Ciencias disse...

tia aki é o seu aluno mais bagunsero da turma 50 fico no canto esquerdo da sala e converso muito !! tenta adivinhar nao falo meu nome vou me revelar na sgunda HAHAHAHA vou adotar muito suas dicas em !