quinta-feira, 16 de abril de 2015

Ciclos


Minha aposentadoria saiu em maio e, quando chegou dezembro, fui dispensada do meu trabalho na escola. No momento desse desligamento, a fala inicial da minha coordenadora foi: “Seu ciclo no colégio se encerrou, agora você viverá um novo ciclo.”
Inicialmente, fiquei meio chocada com essa expressão. Eu, que passei vinte anos na instituição, sem contar os anos em que estudei nela, achei o momento muito frio. Saí meio chateada, confesso.
Passados alguns meses desse desligamento, tendo uma visão mais distante do fato, penso eu que, realmente, a vida da gente é feita de ciclos. Isso me fez refletir por quantos ciclos passamos ao longo de nossa vida: infância, adolescência, juventude, faculdade, casamento, filhos... Opa! Filhos não fazem parte de um momento do ciclo, mas de vários ciclos próprios!
Passando um dia na frente do colégio onde trabalhei por tanto tempo, olhei para a sua frente e me indaguei: “Você não sente nada? Você passou por essa porta tantas vezes e não está sentindo nada?” Fiquei espantada; não sentia. Na verdade, sentia sim, que meu ciclo tinha acabado, virou história na minha vida, uma linda história.
Cada momento, quando vivido com intensidade e emoção, é significativo e faz com que sintamos que o que foi vivido valeu a pena e podemos continuar a caminhada.
Ciclos são importantíssimos em nossas vidas e saber reconhecer que um se fecha para outro se abrir é fundamental. Sinto isso agora. Quantas oportunidades já sonhadas, e impossíveis de serem realizadas, agora podem acontecer! Quantas pessoas e novas conhecidas! Quantas descobertas que fazem o corpo vibrar emanando a energia necessária para novas realizações! Quanta coisa boa que minha vista está alcançando!
O momento é de agradecer. Agradecer a cada um que fez parte de um dos meus ciclos. Daqueles de luta, de alegria, de trabalho, de tristeza, de realizações, de vitórias...
Minha história, traçada e enlaçada com outros ciclos vividos por outras pessoas ganhou e ganha sempre uma luz, um brilho especial para realizar mais, inovar, transformar, trocar experiências e, o principal, viver intensamente!


Nenhum comentário: