Gente! Empolguei com o desenvolvimento da atividade deste ano da 5ª série e gostaria de mostrar aqui os trabalhos feitos no ano passado. Ficaram muito lindos! E, pelo que vejo, neste ano também os alunos vão brilhar! São releituras feitas de obras de artistas consagrados: Tarsila do Amaral, Romero Britto, Vik Muniz, Cèzane, dentre outros. Apreciem sem moderação!!!
O artista britânico Ian Davie transforma penas de cisne em telas para suas obras de arte. Ele costuma coletar a plumagem em um criatório perto de sua casa, no Parque Nacional de Snowdonia, noroeste do País de Gales, e leva cerca de uma semana para criar cada peça.
”Eu comecei a pintar com uma tela tradicional cinco anos atrás e descobri, para minha surpresa, que tinha jeito para a coisa”, afirma o artista, que já trabalhou com marketing e foi até fazendeiro. “Então, fui de férias à Nova Zelândia e conheci a arte com penas do povo Maori, o que me deu a idéia de fazer o mesmo com as penas de cisne da região onde moro”, diz.
Depois de lavar as penas e separá-las com a ajuda de uma pinça, Davie então começa o trabalhoso processo de pintura, com um pincel bem fino e tinta acrílica. A habilidade do artista tem dado bom retorno: cada obra é vendida por cerca de 700 libras (ou cerca de R$ 2.300).
Vik Muniz (São Paulo, 1961) é um artista plástico brasileiro radicado em Nova York, que faz experimentos com novas mídias e materiais.
Obras
Vik Muniz fez duas réplicas detalhadas da Mona Lisa de Leonardo da Vinci: uma feita com geleia e outra com manteiga de amendoim. Também trabalhou com açúcar, fios, arame e xarope de chocolate, com o qual produziu uma recriação da Última Ceia de Leonardo. Reinterpretou várias pinturas de Monet, incluindo pinturas da catedral de Rouen, que Muniz produziu com pequenas porções de pigmento aspergidas sobre uma superfície plana. Ele fez as imagens com açúcar mascavo.
Em seu quadro de Sigmund Freud, usou chocolate para criar a imagem. Para sua série Sugar Children (Crianças do Açúcar), Muniz foi para uma plantação de açúcar em St. Kitts para fotografar filhos de operários que trabalham lá. Após voltar para Nova York, ele comprou papel preto e vários tipos de açúcar e copiou os instantâneos das crianças espalhando os diferentes tipos de açúcar sobre o papel e fotografando-o.
Mais recentemente, tem criado obras em maior escala, tais como imagens esculpidas na terra (geoglifos) ou feitas de enormes pilhas de lixo. Para sua série "Imagens das Nuvens" série, ele fez com que um avião de publicidade desenhasse com fumaça contornos de nuvens no céu.
Solveig, da cidade de Brighton, está sendo chamada de 'Picasso da arte de rua'.
Uma menina britânica de 11 anos está sendo chamada de "a jovem Picasso da arte de rua" por causa de seus trabalhos de graffiti. Solveig, que mora na cidade litorânea de Brighton, começou a pintar muros perto de sua casa aos 8 anos.
"Eu já gostava de desenhar. Até que um dia vi um pessoal pintando, pedi para fazer também e adorei", disse ela à BBC Brasil.
Agora, ela é convidada por grafiteiros para participar de pinturas em Londres e outras grandes cidades britânicas. "Todo mundo nesse meio é adulto. Mas eles gostam de mim e me respeitam", afirmou. Ela chegou até a ser chamada para tatuar um personagem na perna de um fã.
Os graffitis de Solveig são caracterizados pelas cores fortes e os desenhos bem delineados. Muitos dos trabalhos consistem apenas no nome da artista. Outras vezes, apenas as letras "S", "O" e "L" aparecem. Ela costuma assinar as obras e colocar a idade que tinha quando pintou.
Muros de Berlim e de Natal
A menina também costuma posar ao lado das pinturas e deixar as fotos em seu site na internet. Entre seus trabalhos preferidos, está uma pintura em um trecho das ruínas do Muro de Berlim. "É uma sensação estranha pintar um muro onde as pessoas levavam tiros se tentassem pular para o outro lado", escreveu ela em seu site.
Há dois anos, Solveig e a família estiveram de férias em Natal (RN). "Eu tive vontade de pintar um muro lá, mas não encontramos tinta nem um local legal", contou ela à BBC Brasil.
"Sei que algumas pessoas pensam que o graffiti suja as ruas, mas eu não acho. Acho que fica bonito", disse.
Além do graffiti, Solveig diz que gosta de brincar com suas Barbies e colecionar figurinhas da série de TV britânica Doctor Who
A atenção da mídia, no entanto, fez com que os pais decidissem "diminuir o ritmo" das atividades da menina, para que ela se dedique mais à escola.
Você foi escolhido! Você foi chamado! Sente-se preparado? Não? E por isso vai desistir? Se você foi convidado, não corra! Diga: "Sim, com certeza! Pode contar comigo!"
Antes de se apresentar, você tem que prestar atenção em algumas técnicas de apresentação de trabalho muito importantes.
Prepare-se antes de falar. Não se contente apenas em se preparar sobre o conteúdo, treine também a forma de exposição.
Faça exercícios falando sozinho na frente do espelho, ou se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo.
A naturalidade é a melhor regra da boa comunicação. Apresentando-se com naturalidade, irá se sentir seguro e confiante e suas apresentações serão mais eficientes.
Não confie na memória, leve um roteiro como apoio. Use um roteiro com as principais etapas da exposição e frases que contenham ideias completas. Assim, diante da plateia, leia a frase e a seguir comente a informação, ampliando, criticando, comparando discutindo, até que essa parte da mensagem se esgote.
Uselinguagem correta. Mesmo que você tenha uma boa formação intelectual, sempre valerá a pena fazer uma revisão gramatical, principalmente quanto à conjugação verbal e às concordâncias.
Saiba quem serão seus ouvintes. Cada público possui características e expectativas próprias e que precisam ser consideradas em uma apresentação. Procure saber qual é o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto e a faixa etária predominante dos ouvintes.
Tenha começo, meio e fim. Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou.
Esteja atento ao tempo. Quando estiver se preparando para falar, ensaie e marque quanto tempo gastará a sua apresentação.
Tenha uma postura correta. Evite excessos, os gestos devem acompanhar o que se está expondo.
Esteja atento ao interesse das pessoas. O corpo fala mais que as palavras. Os gestos e a postura da assembleia dão dicas se o que se está sendo dito está interessante ou não. Esteja atento para usar alguns recursos que prendam a atenção do ouvinte.
Seja bem-humorado. Um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. dê a sua mensagem de forma segura, porém, demonstrando estar feliz de dizê-la. "A boca fala do que o coração está cheio."
Use recursos variados que chamem a atenção do ouvinte. se apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes irão se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas comm o auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido.
Fale com emoção. Fale com emoção. Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se nós não demonstrarmos interesse e envolvimento pelo assunto que estamos abordando, como é que poderemos pretender que os ouvintes se interessem pela mensagem?